segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

22º DIA – 12/01/2014 – domingo.




Puyuhaupi ao Ventisqueiro e a Chaitén – 260 km.

8:30 h eu estava tomando o café, pãezinhos mal dormidos do dia anterior. Mas como não tinha ninguém pra reclamar ficou por isso mesmo.

Sai direto para o Parque Queulat para fazer a trilha do Ventisqueiro Colgante. Voltei 30 km daquela estradinha de terra, paguei a entrada e segui para o estacionamento. Lá chegando encontrei uma turma de viajantes brasileiros vindos do Rio Grande do Sul. Estavam em uns 6 veículos.

Tinham duas trilhas, uma mais curta ia para uma pequena laguna e dava uma visão muito ao longe do glaciar. A outra, de 3.3 Km, subia um morro ao lado para ter uma visão bem melhor da atração.

Então vamos caminhar. Primeiro trecho até a base do morro, tranquilo. Segundo trecho, começa a subida em dezenas de zigue zagues. Na volta eu contei e foram mais de 30 curvas para suavizar a subida. Chegando ao alto a trilha se estabiliza se tornando quase reta a não ser por alguns sobe e desce não muito fortes. Anda-se na crista do morro quase por todo o caminho, assim geralmente têm ladeiras para os dois lados da trilha.

Confesso que com meu físico de sedentário que sou, sofri na parte da subida, mas o restante do caminho foi uma caminhada de média dificuldade. Eu me admirei com minha capacidade. Fiquei imaginando que se eu fizesse exercícios físicos mais rotineiramente seriam muito mais fáceis estas minhas viagens.

Quando se chega ao mirante e se descortina aquela maravilha antes seus olhos todo o cansaço é esquecido e eu fiquei de boca aberta ante aquela beleza. Eu já usei esta palavra neste relato? ESPETÁCULO. A geleira e as duas cascatas de derretimento que caem de uma altura de centenas de metros e de deixar a gente boba. Fiquei lá uns 20 minutos, tirei dezenas de fotos e claro que pedi para uma pessoa tirar fotos de mim mesmo.

Desci de lá em êxtase, feliz da vida por mais um objetivo alcançado. Infelizmente, apesar de terem outros lugares para se ver no parque eu estou com o cronograma atrasado devido a quebra da Ranger e tinha que seguir a Chaitén.

Então mais ou menos as 13:30 h peguei novamente a estrada voltando 30 km a Puyuhuapi para abastecer e pegar o penúltimo trecho de estrada de terra até Chaitén. Aviso aos que querem se aventurar: este trecho está sendo asfaltado e se anda quilômetros e quilômetros sobre britas com muita, mas muiiiiiiiiiita poeira. Mais até do que as estradas que eu peguei até agora. Tem um trecho de uns 5 a 6 km com asfalto novo e uns 50 desde um rio que não lembro o nome meu destino de hoje. O resto é pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó e mais pó. Além do mais tem que se ficar muito atento pq desliza muito, não se pode descuidar. Fica-se muito tenso neste trecho para no final ter o alivio dos últimos km de asfalto.

Pouca opção de hospedagem, uma boa, porem cara, e outras meia boca. Fiquei novamente numa casa de família bem fuleira, mas não sou de luxo mesmo.

Hoje (13/01) serão 60 Km de terra, balsa e daí pra frente só asfalto. Uebaaaa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário