segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

15º (mais detalhes) e 16º DIA – 05 e 06/01/2014 - domingo e segunda



Domingo e segunda. Off Carretera.

Chile Chico 20 Km e Chile Chico a Cochrane (de novo??) - 180 Km

15º dia.
Bem já relatei o que fiz no domingo... NADA. Só descansei e bati pernas pela cidade.

Na verdade minha única intenção era pegar a balsa de Chile Chico a Puerto Ibañes a pé. Ela atravessa o lago General Carrera em 2:20 h mais ou menos, para retornar a Chile Chico depois de 50 minutos parada na outra cidade. Ai seriam mais 2:20 de navegação. O dia estava bem ventoso, mas o céu tinha poucas nuvens, acho que seria um belo passeio e tiraria muitas fotos. Porém como eu já relatei eu perdi a balsa por 2 minutos e foi pq esqueci que era as 16 h q ela saia.

Já devo ter escrito que passei a fronteira para ir abastecer na Argentina, por isso aumentei a quilometragem do dia para 20 Km. Caramba, que diferença: em Chile Chico tudo morto, parado, em Los Antiguos – Argentina gente nas ruas, sorveterias e lanchonetes abertas, lojas de recuerdos cheias de turistas. Acho q os chilenos estão perdendo grana para os argentinos. Pode ser que o preço dos combustíveis no Chile por ser mais alto q a Argentina desestimule os passeios.

16º dia.
Acordei cedo, postei msgs no face e tomei o café da manhã. Alias, sempre como o que tiver pela frente no café da manhã pq ele tem se tornado a minha principal refeição durante esta viajem. Sempre tem algo que atrapalha a hora do almoço, ou eu chego muito cedo numa cidade, ou muito tarde, ou as belezas são tão grandes que me esqueço de almoçar. Ontem eu não almocei, mas pelos problemas que vcs já saberão (ou já sabiam).

Sai de Chile Chico com a intenção de ir para Puerto Tranquilo fazer o passeio pelas Capillas de Marmol (Capelas de mármore). Voltei todos aqueles Km da viagem de sábado pelo Paso de las Llaves, com aqueles penhascos maravilhosos e tudo mais q vcs já viram. Apesar de que o tempo não colaborou com o visual, estava ventando demais, nublado e chovia um pouco.

Fui seguindo e tirando fotos como sempre, sem problemas. Já tinha passado a pior parte do caminho quando entrei na vila Puerto Guadal. Passei a vila e segui 1,5 Km adiante quando num dos muitos solavancos da estrada a Ranger faz um grande barulho e deu uma guinada para a direita me forçando para fora da estrada. Eu estava numa pequena subida e sem nenhum despenhadeiro ou coisa que o valha ao lado. Segurei no braço e consegui trazê-la de volta a estrada ai parei para ver o que era.
Tinha quebrado o pivô de cima do lado direito. E eu tinha trocado os dois lados antes de viajar pq estavam ruins...

Fiquei desolado, emputecido, chateado. Ao mesmo tempo fiquei muito agradecido a Deus e aos meus guias porque se aquilo tivesse acontecido perto de algum daqueles despenhadeiros eu não estaria aqui para contar a história.

Pensando no que fazer eu lembrei que tinha o telefone da dona do hostal em Cochrane, dona Trudy Lopes. Liguei para ela e relatei qual era o problema. Ela prontamente ligou para umas pessoas e depois quando eu liguei de novo ela falou que conseguiu um caminhão para me resgatar. Eu estava a 75 km da cidade. Então fiquei lá esperando a chegada do “socorrista”.

Depois e 2:30 h chegou um cara com um caminhão q não era guincho... Pensei, e agora, como vamos colocar a Ranger lá se ela não pode rodar? O jeito que o homem arrumou foi sacar a parte do pivô q quebrou do lugar e encaixar suavemente o pedaço de 2 cm q sobrou no pivô. Depois de muito esforço conseguimos fazer isso. Assim pude rodar devagarinho até um barranco onde coloquei a Ranger na carroceria do caminhão. Feito isso, rodamos os 74 km até Cochrane muiiiiiiiito lentamente e lá chegamos as 21:30 h.

Hoje (07/01/14), o mecânico veio aqui ver se ele tinha a peça. Não tem! Tem q mandar vir de Coihaique, 290 e tantos Kms. Ou seja, ficarei parado uns 2 a 3 dias.

Ainda bem que a maioria das coisas que mais queria fazer eu já fiz. Faltavam as Capillas de Marmol, o Ventisqueiro Colgante e fazer a travessia de ferry a Ilha Chiloe ou Puerto Montt. Como eu estava adiantado 3 dias terei apenas q cortar a ida às vinícolas. O que para mim não é nenhuma grande perda, pois como sabem, eu prefiro a natureza às coisas feitas pelo homem. Além disso, nos mercados o vinho é até mais barato.
Bom, agora é descansar e esperar q não há mais nada a fazer.
Antes que perguntem eu não tirei fotos da Ranger quebrada. Esqueci ou inconcientemente não quis mostrar a c@%$#@.

Nenhum comentário:

Postar um comentário